Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

quinta-feira, abril 20, 2006

Voto de protesto - chumbado na AR, aprovado pela população

Hoje foi apresentado na Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do CDS-PP, um voto de protesto pelo encerramento das maternidades de Santo Tirso, Barcelos e uma das do distrito de Bragança. Este acto, mereceu o voto favorável de todos os Grupos Parlamentares da oposição e o voto contra do PS.

Transcrevo abaixo o primeiro ponto deste voto de protesto, que sabemos que ainda que chumbado pelo PS na Assembleia da República, seria certamente aprovado por larga maioria pela população do distrito de Bragança.

"1. Recentemente, o Governo anunciou o encerramento de vários blocos de partos existentes em diversos hospitais portugueses.
Invocando um critério estritamente economicista, o Governo decidiu com uma lógica implacável.
Ou se opta por viver nos grandes centros urbanos, nos locais fortemente populosos, como regra no priveligiado litoral português, ou não se merece a atenção do Estado, na garantia de serviços tão fundamentais, como em algumas áreas da saúde.
Invocando um simples número, o Governo demonstra a insensibilidade de quem coloca em plano de igualdade distritos tão diferenciadas como os de Lisboa, Porto, Braga, Bragança ou Évora.
Exigindo a uns, o mesmo que aos outros.
E no final, no acto por que se determinou, consegue como resultado primeiro, o acentuar dessas diferenças.
Em concreto, a decisão de encerramento dos blocos das maternidades de Barcelos, Santo Tirso e Bragança ou Mirandela não faz nenhum sentido e penaliza fortemente o Norte do País..."