Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

sexta-feira, agosto 03, 2007

Uma janela sobre a realidade cubana

Serviço Público de televisão. Na minha opinião, foi isso que todos vimos ontem na RTP, numa reportagem especial sobre Cuba. Para quem já acompanhava a terrível situação do povo cubano, não pode ficar indiferente às imagens, aos testemunhos e à realidade que a peça jornalistica transmitiu. Para quem não conhecia ou não queria ver a dureza da vida em Cuba, os objectivos e consequências do regime comunista, a reportagem serviu para abrir os olhos, sem o discurso políticamente correcto e os floreados que quase sempre teimam em surgir quando o tema é Cuba e Fidel Castro.
Cultura, comércio, associativismo. Estas são algumas – poucas, muito poucas - das muitas áreas cuja vivência em Cuba é um mar de incertezas. Um mar com margens bem delineadas e cujo espaço de liberdade é escasso. É nulo. O que dizer quando um comerciante de carne, sem olhar de frente para a câmara, diz que a compra e venda de carne de vaca – porque a produção no país é escassa – pode levar à prisão?