Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

quarta-feira, agosto 09, 2006

Comunicado À Imprensa

A Comissão Política Distrital de Bragança da Juventude Popular considera inaceitável o tratamento dado pelo Ministro da Saúde a todos os utentes do serviço nacional de saúde, em particular com o anúncio do encerramento da maternidade de Mirandela feito numa entrevista ao “Jornal de Notícias”.
Como sempre foi afirmado, é entendido por esta distrital que apenas a manutenção das duas maternidades do distrito de Bragança serve os interesses da comunidade local, sendo que todos os esforços devem ser conciliados no sentido da melhoria dos serviços prestados e não do seu encerramento. A dignidade da vida humana e condições viáveis de acesso aos serviços de saúde não podem ser postos em causa em nome de critérios economicistas, que jogam com a vida dos habitantes do distrito de Bragança como se de meros números se tratassem. Apenas o total desconhecimento das tortuosas vias de comunicação existentes no distrito de Bragança podem possibilitar a inconsciente decisão do encerramento de uma maternidade, sendo que a situação actual já exige longas e penosas deslocações por parte das grávidas dos concelhos mais longínquos de Bragança e Mirandela.
Mediante o anúncio do Ministro Correia de Campos na sugestiva secção “Etcetera de Verão” do “Jornal de Notícias” de 6 de Agosto de 2006, fica provado que apenas se trataram de manobras de distracção e de artimanhas politiqueiras os actos que até hoje tiveram lugar por parte dos responsáveis locais e nacionais sobre esta questão.
A Juventude Popular do distrito de Bragança apela a que todos os Transmontanos se unam na defesa das duas maternidades e que não se dê lugar a divisionismos bacocos, uma vez que este é um ataque a toda a população do distrito e não aos habitantes do concelho de Mirandela. Esta estrutura política tudo fará na defesa dos reais interesses e necessidades do distrito de Bragança, contando com o empenho dos órgãos nacionais do CDS, da JP e do Grupo Parlamentar para a não concretização deste que representaria mais um passo no caminho de um Interior despovoado e sem condições.
O desrespeito a que o Ministro da Saúde submete os brigantinos tinha já antes ficado expresso pela ausência de resposta por parte da tutela ao abaixo-assinado organizado pela JP em Dezembro último, que no espaço de uma semana recolheu mais de 4500 assinaturas.
Como estrutura política de juventude, a JP não pode ficar indiferente aos sucessivos ataques a que o governo tem submetido a nossa região. Como jovens que acreditam e querem trabalhar para o desenvolvimento do distrito de Bragança, os jovens populares nunca compactuarão com políticas do governo socialista, que aparentemente pretendem “encerrar” o distrito de Bragança. Porque o distrito de Bragança tem muitas potencialidades que a juventude pode concretizar, o encerramento de uma maternidade seria um retrocesso na caminhada para uma Bragança de e com futuro. Como diziam as t-shirts que os militantes da JP envergaram nas manifestações pela manutenção das duas maternidades “Birras só dos bébés, não do Senhor Ministro!”.


Comissão Política Distrital de Bragança
Juventude Popular

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home