Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

terça-feira, julho 18, 2006

Porque fecham as fábricas ?



A resposta é simples... Quando há algum tempo atrás , alertamos para o perigo de subir a taxa do IVA. Fomos basicamente ...ignorados . Estavamos até a cometer um acto anti-patriótico.
Pois bem , para os que não quiseram acreditar no que fomos dizendo , temos tristes notícias . A fábrica da GM na Azumbuja , vai encerrar produção em dezembro , porque os custos funcionais da empresa são mais caros em Portugal do que em Espanha . Para quem não sabem ainda, a taxa do IVA MAXIMA no país aqui ao lado é de 16% , nós ... " a nação valente e imortal ..." rica em hábitos gastadores , despendiosos ... pagamos 21 % de IVA . Para quem consome o que o gigante Americano ,tem vindo a consumir a difrença entre 16 e 21 , é muito dinheiro.
Ainda assim, conseguimos ouvir o Sr. Ministro das finanças, dizer coisas fantásticas , "...a economia vai bem , tem crescido ... não estou nada preocupado com a escalada do preço do crude... " . Fazendo côro com sua Excª o primeiro Ministro, que continua como se estivesse em campanha , a fazer promessas e a dizer coisas , que não lembram ... a ninguém.
Ora se depois de perdermos 0,6 % do PIB , com o encerramentos desta fábrica , e vermos o desemprego crescer em mais 1 200 Portugueses directos , temso que ouvir estas ... coisas , porque havemos nós, de apertar o cinto e de poupar...afinal até crescemos ...umas décimas...