Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

quarta-feira, junho 04, 2008

Como os tempos mudam ...

Situação: O Pedro está a pensar ir até ao monte depois das aulas, assimque entra no colégio mostra uma navalha ao João, com a qual espera poderfazer uma fisga. Ano 1978: O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe asua, que é mais antiga, mas que também é boa. Ano 2008: A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedropara um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais desde a porta daescola.
Situação: O Carlos e o Quim trocam uns socos no fim das aulas. Ano 1978: Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos eacabam por ir juntos jogar matrecos. Ano 2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violênciaescolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVIinsiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal,mesmo debaixo de chuva.
Situação: O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda oscolegas. Ano 1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma bronca detodo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompemais. Ano 2008: Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime pareceum Zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.
Situação: O Luis parte o vidro dum carro do bairro dele. O pai caça umcinto e espeta-lhe umas chicotadas com este. Ano 1978: O Luis tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai àuniversidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido. Ano 2008: Prendem o pai do Luís por maus tratos a menores. Sem a figurapaterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a suairmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luíscomeça a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durantemeses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.
Situação: O Zézinho cai enquanto praticava atletismo, arranha um joelho. Asua professora Maria encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Mariaabraça-o para o consolar. Ano 1978: Passado pouco tempo, o Zézinho sente-se melhor e continua a correr. Ano 2008: A Maria é acusada de perversão de menores e vai para o desemprego.Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zézinho passa 5 anos de terapia emterapia. Os seus pais processam a escola por negligência e a Maria por traumaemocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia dedívidas suicida-se atirando-se de um prédio.
Situação: Um menino branco e um menino negro andam à batatada por um terchamado 'chocolate' ao outro. Ano 1978: Depois de uns socos esquivos, levantam-se e cada um para sua casa.Amanhã são colegas. Ano 2008: A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara umagrande reportagem dessas com investigadores que passaram dias no colégio aaveriguar factos. Emitem-se programas documentários sobre jovensproblemáticos e ódio racial. A juventude Skinhead finge revolucionar-se arespeito disto. O governo oferece um apartamento à família do miúdo negro.
Situação: Disciplina escolar: Ano 1978: Fazias uma asneira na sala de aula. O professor espetava duas lostras bem merecidas. Ao chegar a casa o teu pai dava-te mais duasporque 'alguma deves ter feito' Ano 2008: Fazes uma asneira. O professor pede-te desculpa. O teu pai pede-tedesculpa e compra-te uma Playstation 3.
Situação: Chega o Outono Ano 1978: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno. Não sepassa nada. Ano 2008: Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno. Aspessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.