Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

domingo, agosto 13, 2006

Os incendios ...outra vez !!


Como todos sabem, não tema que me anime particularmente, mas devido aos acontecimentos dos ultimos dias, não posso deixar passar em claro, tal ... "desplante" .
Quando ouvimos as notícias , ultimamente , percebemos que os meios estam ou supostamente estiveram no local e em gande numero, no caso particular que me chocou mais , este último na serra do Gerês ,em pleno parque natura , foi-nos dito , que éram mais de 350 homens, 130 viaturas , 3 helicopetros , 2 aviões tipo canadair, e um aerotanque russo... com tudo isto , andou arder a serra do Gerês , 5 dias e 5 noites. Bem sei , as temperaturas eram elevadas , o vento estava muito forte , e o fogo tem caprichos que o homem não controla . Entendo até , que as condições de acesso também não tenham facilitado . O que já não entendemos, são as declarações que um (in)respensável do ICN , proferiu no local para o país inteiro ouvir... "... o que ardeu, não é preocupante, foi mato rasteiro , que é de decomposição lenta e então demora muito a arder, o que nos preocupa é o que se vai seguir , poeque o fogo está a entrar numa zona do resinosas e essas sim ardem mais rápido..." . Não acham preocupante ? Para este senhor os milhares de espécies ardidas , no Parque Nacional da Peneda Gerês , não são importantes porque demoraram muito a arder ? O facto de serem espécies únicas , so existentes naquele parque , não conta ...conta o facto de levarem uma data de tempo a arder...
É este tipo de coisas , que não podemos deixar passar em claro.