Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

sexta-feira, outubro 27, 2006

Provérbio da semana:


"Os cães ladram, mas a caravena passa..."


Eu passo a explicar:

A caravana, séria e confiante, segue o seu caminho... Passa por uns cães que lhes ladram. Mas a caravana não vai parar apenas porque os cães ladram, ela deve continuar o seu caminho, para poder chegar ao seu destino. Certo é que alguém espera por ela....

Os cães ladram porque é da sua natureza. No fundo, os cães ladram a tudo que se meche ou a todos que por eles passam. Não percebem que os seus latidos não incomodam a caravana que, séria e confiante, segue o seu caminho. Em breve a caravana estará muito mais à frente, e não ouvirá desses cães senão um eco mudo e longinquo de seus latidos. Os cães não seguirão a caravana, pois não teem força para tal. Pedantes e ociosos, jámais sairão do sítio; por mais voltas que deem, por mais que andem, é certo que voltarão sempre ao mesmo lugar.

Então fazem sentir a sua presença, quer por latidos, ou pela força do medo.
Haverá, por ventura, quem não se atreva a passa-los... Mas também esses desconhecerão que: "Cão que ladra não morde"; e portanto desconhecerão que também estes cães são completamente inofênsivos; ou então terão algo a temer, para pararem aos simples latidos de cães vadios.
O objectivo dos cães não é morder, porque quando se lhes chega eles recuam ou fogem. Pretendem fazer-se passar por maus, para que possam ser temidos. Não passam de cobardes, perdidos na sua própria inutilidade, invejando quem lhes chega perto, mas sobretudo quem os passa, como a caravana.

A caravana, por seu lado, sabe que os cães nada lhe poderão fazer... Percebe pelos latidos que esses animais sãos ocos, tentarão pressuadir com barulho e grunhidos mas acabarão derrotados pela sua própria estupidez.

2 Comments:

  • At sexta-feira, outubro 27, 2006 11:47:00 da manhã, <$BlogCommentAuthor$> said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At sexta-feira, outubro 27, 2006 12:02:00 da tarde, <$BlogCommentAuthor$> said…

    Assim sendo, estamos conversados...
    Muito obrigado por "passares" pelo nosso blog e fingires que não era nada contigo e não teres feito nunhum comentário... Agora, como uma boa caravana que não liga aos latidos dos cães, já podes seguir viagem e "passar" por outro qualquer blog e ouvir mais alguns cães ladrar e seguires viagem...

    Como diria o outro... Boa Viagem e poucos furos na carruagem...

     

Enviar um comentário

<< Home