Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

segunda-feira, junho 16, 2008

Comunicado à Imprensa

A Distrital de Bragança da Juventude Popular, face aos últimos acontecimentos relativos ao “Tratado de Lisboa”, decidiu escrever uma carta aos EuroDeputados do CDS alertando para o que consideramos ser a construção da Europa de costas voltadas para os Europeus.
Julgamos que o “não” resultante do referendo da Irlanda é significativo. Não por julgarmos que o Tratado é negativo para a Europa, mas por ser mais uma prova de como a Europa, sem ter os europeus como protagonistas, não faz sentido. A Europa não pode permanecer indiferente a este que é já o segundo aviso sério dos seus cidadãos. A Europa só faz sentido sendo construida e vivida pelos seus cidadãos e tem sido isso que os europeus têm demonstrado quando lhes é dada palavra.
Acreditamos que é imperativo discutir o modelo de construção europeia e que seria ridículo a Europa continuar a desvalorizar a opinião dos Europeus. Uma Europa que tem receio de ouvir directamente os seus cidadãos hipoteca o seu próprio futuro e desvirtua o seu projecto.
A situação do nosso país preocupa-nos de forma particular, acreditando nós que não era preciso o Sr. Primeiro-Ministro afirmar na Assembleia da República que o Tratado era “fundamental na minha carreira”. Já o tínhamos percebido. Indigna-nos que também o nosso Governo tenha decidido que o Tratado fosse rectificado por via Parlamentar, receando ouvir os seus nacionais. Um referendo, além de permitir ouvir os eleitores, apresentaria ainda uma serie de outras vantagens como dar a Europa a conhecer e aproximar os cidadãos das instâncias europeias. Não se pode negar esta proximidade e depois queixar-se que ela existe.
A carta enviada pela Comissão Política Distrital da JP traduz a preocupação dos jovens transmontanos numa realidade – a Europa – de que também fazemos parte, se estar a desviar dos padrões que norteiam o seu projecto. É tempo de os nossos governantes repensarem o caminho a seguir pela Europa, sob pena de quando for dada a palavra à população, ela lhes responda “Assim não está porreiro, pá!”

Etiquetas: ,