Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

sexta-feira, junho 06, 2008

Os tempos de hoje

Proponho uma reflexão sobre o aumento dos produtos agrícolas e dos combustíveis uma vez que as populações começam a interrogar-se se vale a pena apoiar os intermediários, uma vez que inflacionam numa elevada percentagem os produtos e o tipo de sociedade que se que construir.
1- Será que o emparcelamento, a criação de uma bolsa de terras disponíveis ou até isenção de impostos a quem trabalha as terras é suficiente para os problemas de falta de competitividade na agricultura nacional e do interior em particular?
Será suficiente os subsídios a quem pretende iniciar projectos ou deve-se apostar numa maior formação assim como um melhor apoio a nível local e nacional?
É certo que pode sair mais barato importar do que produzir porem corre-se o risco de haver falhas na oferta e é bom não esquecer que para comprar alguém produziu. Pondo esta hipótese não acho que ninguém goste de passar fome e no meu ponto de vista a agricultura não pode ser vista apenas do ponto contabilístico.
Há que se questionar se realmente vale a pena optar pela mesma energia ou se da definitivamente um salto em frente tecnologicamente falando e ser o 1º país a ter coragem para mudar para as energias alternativas.

2- Não gostaria de me alongar muito neste ponto até por que tem muito que se lhe diga. Em todo o caso acho que vou deixar as seguintes perguntas:
a) Como ensinar a população a usufruir da democracia?
b) Em que disciplina melhor se enquadraria a explicação de varias ideologias politicas de forma a que os futuros cidadãos possam decidir melhor e assim usufruir da democracia?


Conto com a vossa participação.