Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

segunda-feira, setembro 05, 2005

Para os que não percebem...

Assistimos na semana passda á passagem um mais destruidores furacões de sempre, o Katrina. Arrasou o Estado do Mississipi de forma impressionante. Contra a força destruidora do Katrina, nada ou muito pouco se poderia fazer,quanto á ajuda imediata, as coisas podem ser muito difrentes.
Temos visto no entanto, os jornais, as televisões e as rádios , culparem vezes sem conta o Presidente Norte-Americano, por não ter prestado a devida ajuda de emdiato, por não ter intervido na hora,... pois bem, para os que não percebem, os Estados Unidos da América, são uma fedração de estados independentes, que teêm a sua propria administração,Um governador, varios secretários , um responsável por cada município, uma entidade gestora dos meios de socorro em cada estado que depende somente do governador do estado, e nunca do Presidente da República. É por tudo issi , que não se pode responsabilizar, o Presidente da República dos Estados Unidos da América, pela falta de socorro imediato ,ou pela resposta tardia de este ou aquele sector.
Estes são os perigos , de uma Fedração de Estados ,ou seja dos Estados Regionalizados, e estroturados de forma individual ,são na verdade os perigos da REGIONALIZAÇÃO, para os que não perceberam.
O Presidente da Rapública de um estado Federado, repartido por vários estados, que por sua vez, teêm um governo indenpendente, á semelhança da Madeira e dos Açores, com as difrenças constitucionais inerentes a cada caso.
Para os que continua a defender essa RIGIONALIZAÇÃO, é bom que fassam as contas de uma forma isenta, e comecem a pensar em quanto custa manter uma estrotura de PROTECÇÃO CIVIL em cada estado, ou região. Quanto custa manter em cada estado, meios humanos e materiais, para proteger cada um desses estados ou regiões.
Para os que não perceberam, a REGIONALIZAÇÃO, não tem só custos materiais, e humanos ao nivél de protecção civil, mas a todos os niveis,administrativos,educacionais ,lúdicos e culturais.
Ainda assim, para os que não perceberam , hoje o Presidente Bush, ordenou aos militares naturais dos estados afectados, que se encontravam em serviço no exterior, Afeganistão , Iraque , Kosovo , que regressem a casa , agora são mais nencessários perto dos seus , nas suas terras , junto dos que mais precisam deles.
Para os que não perceberam, aconteceu uma grande catastrofe, numa garnde nação, esta a ser resolvido com grande profissionalismo so que vai levar muito tempo, porque os estragos foram muitos, e atingiu muita gente.