Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

domingo, junho 12, 2005

Falta de ideias ...aumentam o defice...

Assitimos no passado aos "insultos" que a Dra. Manuela Ferreira Leite sofreu quando perante um buraco orçamental de 4%, se viu forçada a aumentar o IVA de 17 para 19%. Os resultados não são nada animadores e os "macacos de imatação " ao serviço do governo PS , decidem fazer exctamente a mesma coisa.
Ora... depois de um Priemiro Ministro que por não saber quanto era 4% do PIB, deixou-nos no pantano, de uma Ministra das Finanças que em vez de criar condições de crescimento teve efeito contrario, vem agora ym ilumindao qualquer fazer o mesmo , com uma agravante o Euro "felizmente" continua desvalorizar , em nos países mais proximos o IVA é de 16%.
Isto significa , que tal difrença vai só aumentar as importações , baixar a produtividade porque se compra mais barato lá fora qo que se consegue produzir cá dentro, e como consequencia aumentar a dívida externa da nação.
Ou seja , daqui até ao fim da legislatura vamos conseguir um defice na ordem dos 10% e então vai perguntar-se para que serve o Euro , para que serviu o "pacto de convergencia" , resumindo , para que serviram tantos sacrifícios.
Portugal não precisa de lições de economia para perceber que as coisas devem ser encaradas de outra forma, os Portugueses estão perfeitamente convencidos de que não é este o caminho , só a impossiblidade de visão do governo , chamo-lhe impossiblidade de visão para não lhe chamar incompetencia , é que torna as coisas mais difíceis.
Noentanto, os Portugueses sabem que nos governos anteriores existia um défice que de certa forma foi controlado porque havia meios para isso, a grande difrença é que ja não temos aneis e qualquer dia ficamos sem dedos. Ou seja a anterior Ministra das Finanças e o seu sucessor resolveram bem a questão os meios que tinham, infelizmente a sede de poder dos senhoras que agora fazem a profecia da desgraça não teem arte nem engenho que se pede no momento.