Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

sexta-feira, novembro 18, 2005

Mais de 3500 assinaturas

Mais de 3500 assinaturas foi o resultado do abaixo-assinado lançado pela JP do distrito de Bragança pelo não encerramento das maternidades de Mirandela e Bragança, cuja recolha de assinaturas durou cerca de 1 semana.

Tendo a JP sido muito bem recebida pelo Sr. Governador Civil de Bragança, que se mostrou solidário com a causa defendida, esperamos que o Sr Ministro pondere sobre a decisão a tomar relativamente ao futuro destas unidades hospitalares. São vários os argumentos a favor da nossa posição: a retirada de mais um serviço mínimo de uma região do Interior, o factor prático que prova que muitos bébés nasceriam no caminho (a não ser que fossem nascer a Espanha, pois é mais próximo de muitos concelhos), o facto de não se puderem analisar os números friamento sem os contextualizar geográfico-socialmente e por último mas muito relevante as questões de saúde pública que levantaria. O encerramento das maternidades levaria a um ressurgimento do fenómeno dos partos em casa, como todas as mazelas que isso significa para a saúde da mãe e do bébé.

Agradecer por último a todos os que se juntaram a nós na defesa desta causa.

Ficaremos á espera da resposta do Sr Ministro e eseramos, sinceramente, que vá ao encontro do ansiado pelos nordestinos.