Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

sábado, novembro 05, 2005

Façam o favor de não ficar doentes...

Após a questão das famácias, o Sr. Ministro da Saúde, decide mexer nas maternidades que não são lucrativas e fechá-las , sem para que tal sejam criadas condições que de facto satisfaçam as populações dos concelhos onde tudo isto se está a passar.
Posto isto, ouvimos nesta semana Sua Excª o Minstro da Saúde, "divagar" sobre o encerremamento de algusn hospitais psiquiátricos. Quer isto dizer entre outras coisas, que o governo esta a cortar nos cuidados de saúde básicos dos Portugueses, qualquer dia, um de nós tem um acidente na estrada e tem que ser evacuado para Espanha, seria muito mais simples e concerteza em certos casos muito mais rápido.
Não sabemos o que "move" este Ministro da Saúde que não temos, mas sabemos que certamente, não está doente... não ferquenta os centros de saúde, nem os hospitais... pelo menos os públicos para perceber do que se está a falar. Mas sabemos que qaulquer um de nós , Ministros da Saúde incluidos, pode ter necessidade nos tempos que correm de ir parar a um desses "azilos para malucos" como lhe chamou o Sr. Ministro, e esses ditos "azilos" não estrem lá porque este Sr. Ministro mandou fecha-los.
Já agora... voltando ás famácias, o governos esqueceu-se que a industria famaceutica é das mais poderosas não só em Portugal ,mas em todo o mundo, e o Sr. Primeiro Ministro, desde a sua tomada de posse, depois de um discurso onde mostrava " a ponta das garras" ,ganhou um inimigo de peso. Ainda assim, tentou destruir aquilo que levou anos a ser cosntruido, um sistema de distribuiç
ao de medicamentos rápido e eficaz, que nada tem a vêr com estroturas oficiais de governo,e liberalizar a venda de medicamentos, recordo a prepósito que em certos países onde já era corrente esta prática o sistema esta a reverter-se.
Acontece porém, que ANF (Associaçãco Nacional de farmácias) resolveu a questão da forma que mais lhe convinha e governo tem agora nada mais nada menos, que uma dúzia de alvarás atribúidos que não servem de muito.
Mais uma vez , o governos tenta apanhar "a galinha dos ovos de ouro" com um saco rôto, a galinha escapa-se pelo fundo do saco.
Estamos vai para dez meses, a vêr este ministro da saúde a dar tiros nos pés... já precisa de consulta de hortopedia... deve estar á procura do hospital mais próximo, o Primeiro Ministro a tentar mostrar ao país que temos de poupar e apertar o cinto, para ele poder ir á bola de FALCON, o segundo ministro das finanças a dizer que vamos crescer 6% nesta legislatura... como se a mesma tivesse 100 anos, e o Presidente da República, a fazer de conta que não é responsável por nada disto...
Se ficarem doentes, não vão ao hospital ... chamem o médico...e certifiquem-se que de que não um fiscal das finanças antes de o deixarem entrar em casa...