Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

domingo, janeiro 15, 2006

Não ao encerramento de 33 escolas primárias no concelho de Bragança

A Comissão Política Distrital de Bragança da Juventude Popular não pode ficar indiferente perante a decisão da DREN em encerrar 33 escolas primárias no concelho de Bragança. Mais uma vez, um organismo pretende olhar friamente para os números como se eles fossem mais importantes que dar condições ás crianças para prosseguirem os seus estudos com o máximo de condições possível.

Mesmo tendo em consideração o argumento de necessário convívio com outras crianças que compreendemos, não consideramos justificado no que respeita ás escolas que possuam mais de dez alunos, como vinha estipulado na carta educativa.

Não será suposto que um organismo como a DREN tenha em consideração todos os condicioalismos que permitirão ao aluno um melhor aproveitamento? E não é preciso procurar muito para encontrar estes mesmos condicionalismo: distância percorrida, maior afastamento do agregado familiar, isto para não falar já do "abandono" a que os alunos ficam muitas vezes lançados devido aos horários dos transportes disponibilizados.

Qualquer iniciativa que seja tomada numa região como o Nordeste Transmontano, como aliás em qualquer região, deve ter em conta o contexto e o impacto social que tais medidas teriam. Deste modo, merece tal reprovação por parte desta distrital, a decisão do encerramento de 33 escolas primárias no concelho de Bragança.