Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

domingo, agosto 27, 2006

Vale a pena ler...

Caríssimos,

Nota dezanove é a que eu daria ao artigo que saiu hoje no "Público", na última página, da autoria de Vasco Pulido Valente, intitulado "Folias de Verão". E não digo nota vinte apenas pela referência ao D. Duarte de Bragança que levou por tabela. Aqui ficam dois pequenos excertos para abrir o apetite para que todos leiam o artigo na íntegra.

"Manuel Monteiro leva ideologia à praia" é o título de uma notícia do Expresso. Uma pessoa fica pasmada e vai ver melhor. É verdade, é mesmo verdade: é a rentrée de Manuel Monteiro, antigo Presidente do CDS e agora Presidente de uma coisa que se chama "Democracia Nova" ou "Nova Democracia" em Vila Praia de Âncora (onde, por acaso, se come bem). Monteiro tem uma carrinha de "caixa aberta" (o que será isso?), um microfone, um altifalante e um "Manifesto da Direita em Portugal" (ainda em fase de estudo). Mas, como ele próprio confessa, não "tem gente para um comício": nem "militantes", nem "eleitores", nem sequer basbaques. Mas nada disso o desanima. Em Vila Praia de Âncora há uma avenida com "esplanadas cheias". Muito bem. Monteiro tenciona "reintroduzir" no "debate ideológico" quem lá estiver. À força: "chega", "pede desculpa" por "incomodar" e "fala dez minutos". O bom povo veraneante de Vila Praia de Âncora que se precate. O dr. Manuel Monteiro anda atrás dele para "fundar a direita como tal". "Como tal", convém notar.

(...)

Não tarda nada o sr. Manuel Monteiro e o duque de Bragança irrompem no Rossio, vestidos de cetim e lantejoulas, põem um tapete no chão e começam às cambalhotas, para converter a população à monarquia e à direita (nova e como tal). Esperemos que a Câmara dê licença e que, no Porto, o sr. Rui Rio se mostre tolerante. Ninguém deve contrariar um maluquinho com uma causa. Principalmente, um maluquinho "famoso"."

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home