Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

As aventuras de Jorge Sampaio em Timor !!!

Eis então uam história digna de jotnais, revistas e televisões intersadas em partilhar informação de intresse para .... sabe-se lá quem.
"...Ora não poderia o Presiedente da República , terminar o glorioso mandato,sem uma visita a Timor,... Pergunta-se entre nós... Porque Timor? Pois bem, como sabem o Dr. Jorge Sampaio , está á beira da reforma, e como todos os altos funcionários socilaistas , precisa de se manter activo, assim já encontrou um tachinho, com direito a passaporte e tudo, é verdade... costa que Jorge Sampaio, vai acessorar o governo Timorense, e como tal recebeu publicamente o passaporte de Timor, para se poder deslocar dentro da ilha sem problemas... "
A ser verdade, ... ficam os meus sinceros agradecimentos ao governo Timorense, e já agora, podem também levar ... o Governo, o Primeiro Ministro e o resto dos incompetemtes que fazem questão de o acompanhar. Não sendo verdade, seria bom, aperciar a explicação que Sua Excª o Presidente da República tem... para a sua dupla nacionalidade... ou aquela coisa do passaporte foi em solideriedade com o governo por causa da nova lei da nacionalidade?
Continuo sem perceber porque carga de água, andam os portugueses em crise há tempo suficiente , para verem o PR a fazer estas figuras por esse mundo fora.
Foi ainda noticiado, que uma pequena parte do território não quiz por razões óbvias receber o PR Portuguesa, ...afinal ainda há gente com coração mesmo em Timor, pessoas com sentimentos como nós .

sábado, fevereiro 18, 2006

Profunda homenagem

Faleceu hoje uma figura incontornável do CDS-PP, alguém que tenho a honra de ter como familiar: João Morais Leitão.

A Distrital de Bragança da Juventude Popular associa-se a este momento de profundo pesar. Como homenagem, transcreveremos a mensagem de Ribeiro e Castro.

"O CDS está de luto. Faleceu um dos nossos mais brilhantes dirigentes históricos, fundador do nosso partido, deputado e governante de Portugal. João Morais Leitão foi um dos nossos melhores, sempre fiel ao ideário personalista e democrata-cristão. Mesmo quando a vida profissional o afastou das lides partidárias, nunca negou a sua lealdade ao partido e a disponibilidade para sinalizar a sua pertença democrata-cristã ou para apoiar e aconselhar a direcção, sempre que solicitado. É um exemplo que nos honra a todos, como cidadão, como político e como profissional distinto na advocacia.

O CDS-PP e, por todos, o seu presidente curvam-se perante a sua memória e o seu exemplo de cidadania e de serviço público.

À família, neste momento de dor e de pesar, todo o partido presta a sua sentida homenagem e apresenta as mais sinceras e amigas condolências, com sentimentos que são de tristeza, mas simultaneamente de gratidão por o contarmos como exemplo e referência futura.

O presidente do CDS/Partido Popular,
José Ribeiro e Castro"

Interior

Mais uma semana e nada de novo por quem defende este (des)governo.
Estao decididos e empenhados em acabar com o interior(sera em troca de uma carreira? , troca de favores ?)[Nao concordo com a idea que so se tem destaque indo para a capital. Apesar da ideia vendida ser essa mesmo.É por essas e por outras que se Portugal fosse uma ilha ainda andavamos vestidos com peles]
Seja como for houve mais um evento na nossa regiao (a 26ª Feira do Fumeiro de Vinhais) e que contou com a presença de alguns ministros. De facto é um exemplo a seguir so nao podemos esperar por subsidios ou muito menos caridade da parte do governo(independentemente de esquerda,direita ,cima ou baixo). Temos muito por explorar a nivel de turismo, a internacionalizaçao dos nossos produtos ate os proprios acessos. So que o desenvolvimento nao se faz por vontades politicas. Claro que pode ajudar em determinadas situaçoes mas so isso nao chega. E ha que fazelo inteligentemente de forma a nao por em causa a qualidade de vida que o interior proporciona. Volto a insistir tambem que a nivel local ha que fazer um esforço de todos os quadrantes politicos em torno de objectivos dos quais todos(populaçao) saiam a ganhar .Esse canibalismo politico nao nos leva a lado nenhum e de forma que isto esta nao sei ate quando os politicos nao serao objecto de caça por parte da faminta populaçao. :)

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Alterações à lei da nacionalidade

Foram hoje aprovadas em AR alterações à lei da nacionalidade Portuguesa.

O CDS abteve-se na generalidade, apesentando propostas específicas no respeitamente a alguns critérios para a aquisição da nacionalidade que não foram incluídos na lei aprovada, nomeadamente referente a meios de subsistência, a conhecimentos básicos de língua portuguesa e à suspensão do processo de naturalização quando o seu requerente seja acusado de crimes.

Sendo que merece concordância a generalidade do referente à obtenção da nacionalidade originária, os critérios exigidos para a aquisição de naturalidade devem merecer uma profunda reprovação, sobretudo exigida pelo sentido de responsabilidade.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

O envelope 9 !!!

Pois é meus amigos; num mundo onde se tem proclamado o direito á liberdade de impreensa, por esta ou aquela razão e um país onde fazem disso apanágio, quer seja segredo de justiça ou não... aconteceu hoje um episódio caricato.
O Ministério publico e a Polícia judiciária, tomaram de assalto a redação do jornal "24 horas" , porque alegadamente o dito envelope estava no computador do autor da notícia que gerou esta confusão...
Eu confesso que tentei meter um envelope no meu computador e... não dá muito jeito... adiante,pelos vistos o tal ficheiro de excell estava mesmo no dito computador e tiveram que leva-lo para copiar o disco... não entendo como é que a PJ com tantos meios tecnicos e humanos... não podia copiar o disco no local!!! Faz parte da fita.
Ao que consta, haveria nesse envelope nomes intersantes relacionados com o caso " casa pia" ,que já todos nós percebemos como vai terminar, o que não percebemos , foi como é esse envolope aparceu no "24 horas" foi publicado todo o seu conteudo, e só agora é que o Mp e a PJ tomaram uma atitude... não percebo. Será assim tão importante, que estiveram este tempo todo a desenhar a estratégia para "tomar de assalto" a redação e levar ... o que lhes apateceu?
Já deixei de pôr numeros aos envelopes... sugiro que façam o mesmo.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

As caricaturas ...episódio nº 321567894321\00003

Para começar, devo dizer que já estou um bocado farto da história das caricaturas e de quem publica e não publica , quem provoca quem !!! Esquecem-se com esta coisa da publicação das caricaturas que isto não é novo, lembram-se alguns não são muito novos , mas de certeza que se lembram muitos de vós dos "Versículos satánicos" , cujo autor teve que refugiar-se em Londres. Lembram-se concerteza os amis novos, do dia 11 de Setembro de 2001, enquanto em Nova York se choravam as vítimas de um dos mais bábaros ataques da história moderna, lá do outro lado do mundo onde Maomé perdeu as botas... ou as sandálias,... toda a gente festejava, saltavam e dançavam como se tivessem ganho a campeonato do Mundo de futebol.
Não houve televisão nem jornal, que não tivesse publicado ou editado tais imagens, e mesmo assim , não morreu ninguém, que se saiba ninguém foi ameaçado por ter exercido o direito de expressão tal como ele é, tal como uma sociedade justa e coerente deseja que ele seja. Toda gente merece ser respeitada, para tal deve dar-se ao respeito, o respeito pelas convicções religiosas de cada um , não deve intreferir com o respeito de cada um se pornunciar ácerca das suas prórpias, mesmo que isso queira dizer... blasfémia para alguns.
Na verdade, agora que já toda a gente tem até no seu e-mail as ditas caricaturas... que na verdade nada teêm de especial , diga-se... estou seriamente a pensar coloca-las num site internacional, para que quem não viu possa vêr... e podem até ser incrementadas com mais algumas... novas e mais frescas, e como somos todos democratas, porque não publicar no mesmo site as caricaturas publicadas ontem por alguns jornais do médio oriente relacionadas com o holocausto, ou então... não!!!
Como todos sabem, não o farei, pela simples razão de que ... não tenho tempo para " brincar " ás caricaturas , mas ... fica a ideia.

Educação: por onde andas?!!

A política em Portugal está a tornar-se estranha. Demasiado estranha.

Depois de declarações de minstros que afirmam que obras estão já iniciadasquando nem os estaleros existem ainda, a Ministra de Educação vem agoa com visitas ao concelhos do interior vestidos do maior secretismo, como que receando dar a cara pelas suas (desastrosas) medidas de reagrupamento escolar. Como se não bastasse que a comunicação social apenas tivesse conhecimento das acções poucas horas antes delas ocorrerem, as próprias comunidades escolares andaram num verdadeira roda viva como programas a serem sucessivamente alterados.

E tudo isto porquÊ? Porque a Senhora Ministra decidiu colocar de parte os parceiros sociais. Confesso que estranharia tal posição, mas fiquei chocada quando o representante do PS num programa semanal de rádio onde participo explicou que prefere que sejam tomadas medidas erradas do que não sejam tomadas por pressão dos grupos relacionados com a área (pais, escolas, professores, câmaras,...)

Se dúvidas houvesseas, ficámos todos a perceber o que é que são nossas crianças para este governo: cobaias de experiências que se admitem logo erróneas...

Educação: por onde andas?

Sabor

A barragem do Rio Sabor é, sem dúvida, uma questão que urge ser discutida sem preconceitos nem tabus.

Isso mesmo aconteceu na actividade do passado Domingo, onde ouvidos os prós e s contras no próprio local da possível construção da barragem, interessa agora tomar uma posição esclarecida. Por nossa parte, que nunca fugimos de dar a cara, essa posição está tomada, num ponto intermédio entre aqules que vêem a barragem como a galinha dos ovos d oiro e aqueles que a põem completamente de parte.

Mais novidades para breve...

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

educar ou nao educar

Nao vou falar da visita da ministra a Bragança . Apenas pergunto ate quando a educaçao sera neste país um dado estatistico para europeu ver? Ate quando os professores vao fazer de babas? e muitas outras mas quero ser breve.
Ja que o desespero por dinheiro (dos outros) é grande sugeria a compra dos certificados de habilitaçoes assim como o curso escolhido. Pelo menos melhoravamos a tal estatistica.
So mais um esclarecimento disse $ dos outros porque o deles é para guardar (quem sabe se para mandar para algum paraiso fiscal).

informaçao

Afinal nao sou so eu que penso que a esquerda age como a burguesia. Alguem na Pasarela Cibeles 2005 em Madrid disse que afinal gostam de andar vestidos como a burguesia. Eu acrescento ate gostam de mandar como a burguesia uma vez que quando estao no poder se o povo nao se comporta como carneiros vao para abate. Curiosamente quando estao na oposiçao incitam a desobdiencia civil.

sábado, fevereiro 11, 2006

Assunto sério !!!

O despero do governo de sua Excª o Srº. ... como é mm o nome dele??? Bem não intressa... Está neste momento a notificar empresas, que já não tem funcionário á 2 anos pelo menos, com o argumento de que teem dividas á segurança social, refrentes ás contribuições dos funcionário que já não teem... Curioso, extraordinário, fantástico... nimguem conseguiria iamginar , que as dividas á segurança Social , poderiam virar virtuais, uma vez que só existem graças ao cruzamento de dados ... ou melhor ao baralhamento de dados que vai na cabeça desta malta do governo.
Tenham lá calma, ou então... vai haver mais falencias , mais desemprego, e mais empresas a mudarem-se para Espanha... porque não !!! Afinal somos acolhidos de braços abertos, agradecem-nos os poucos impostos que pagamos e não nos sobrecarregam com IVA a 21% em vez de 16%... Curioso???? Apenas verdades que começam a irritar de forma comovente , empresários nacionais e não só empregados também, aqueles que sofrem com a carga fiscal mais pesada da europa.. nós todos, aqueles que teeem a gasolina ,mais cara da europa... os que já nem fazem contas, porque já não muitas contas a fazer...
Ainda há aqueles, que são vitimias do chefe de finanças lá da terra, porque é invejoso desgraçado, e em vez de facilitar complica.
Posso contarvos uma história , ...mais uma de laguém que honestamente foi a uam repartição de finanças fazer uma declaração de enicio de actividade e por erro enquadraram-nos num regime completamente dirente daquele que lhe tinha sido apresentado e ainda hoje , quase cinco anos vários e uma penhora depois ainda não está resolvido, porque cada vez que envia uma declaração de IVA ou IRS gera um processo contra ele. Tem a sua piada !!! Será que já pensou em deixar de enviar as declarações? Certamente... mas talvez não seja boa ideia .
Poderia gerar... mais algum processo, mais grave, este apís vive de processos e depois a culpa é dos juizes que são INJUSTAMENTE acusados de não trabalharem horas suficientes, quando os senhores das finaças se descartam atirando para os tribunais diariamente processos sem pés nem cabeça.
Quando é que esta gente vai começar a ter calminha... e fazer as coisas como deve ser? Será mesmo necessária uma "revolução" para fazer as coisas funcionarem sem termos este tipo de irritações permanentes , oriundas mais uam vez num governo arrogante, prepotente e sobretudo incompetente, é triste mas é o que temos.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

O Presidente e as caricaturas de... Maomé...

Foi com algum espanto que lí... não intressa onde , que sua Excª o Presidente da Rapública se pornunciou ácerca das ditas caricaturas. Eu vi ...e gostei...tem a sua piada, já a intervenção do Srº Presidente... não teve assim tanta piada.
Lembram-se certamente do episódio dos crucefixos, ...calro que lembram, não se lembram é de ter visto o Presidente da República vir a publico dizer o que quere que seja...
Assim sendo , tivemos um Presidente da República, preocupado com o que se passa por essa Europa fora, mas não tivemos o mesmo Presidente da República, preocupado a vergonha que foi esse episódio de "bradar ao céus" . Se em vez de , o Sr. Presidente se distrair a lêr jornais estrangeiros, passa-se mais tempo a olhar para o seu próprio país, não estariamos certamente a discutir dois assuntos , tão distintos mas aos mesmo tempo tão parcidos.
Não intresa aqui , quem está certo ou errado,intresa sim... como erram em fazer o que não devem.

Des... governo

Finalmente para os militantes e simpatizantes da esquerda podem-se dar por satisfeitos por haver uma ditadura....de esquerda. Escolheram como alvo mais a mao (curiosamente quem lhes rende mais votos) os professores. Ha relatos de em caso de recusa das suas leis haver docentes penalizados 6 meses no seu ordenado. Se fosse a direita a governar ja tinham organizado uma guerra civil mas como estao no governo ( e gostam de mandar...sera por isso que nao querem a monarquia?).
Agora estamos em risco de ficar sem a ampliaçao do hospital e curiosamente ambrem mais 3 ...em Lisboa (naturalmente).
O que se cmpreende uma vez que querem acabar com o interior.
E tiveram estes ordinarios a lata de dizer nas ultimas eleiçoes que a direita é que gosta de se vingar... Bem se ve quem se vinga de quem ( ate dos proprios apioantes) ate porque ja perderam 2 eleiçoes... sera que querem intimidar o povo para as proximas?????
Nao defendo a violencia mas tambem ser agredido como forma de vingança a umas eleiçoes nao concordo de modo que se eu pertencesse a este gover no utilizaria gurada costas ...se bem que nao serviria de nada quando o povo se revolta.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Pontos nos ís

Caros amigos voltamos uma vez mais a estar na linha da frente ao ter na radio a nossa JP ( na pessoa da excelentissima presidente ) a qual felicito publicamente pelo anterior programa pois demonstra bem o que a nossa juventude é capaz. Como por exemplo a objectividade demonstrada enquanto os outros participantes pareciam divagar sobre os temas.Por outro lado nao gostaria de estar na pele de quem defende este governo pois as suas promessas serao cobradas nas proximas eleiçoes. Como a auto estrada que supostamente vira... (um dia com certeza mas deviam ter mais cuidado com as promessas).

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

IP

Em vez de IP 4 devia chamar-se IS (i.secundario) ou IPE(i. para esquecer) .
É verdade que tantos governos depois (de varios partidos) o interior continua a "sustentar" o litoral e nos sem 1 cm de auto estrada.
A verdade é que a nivel local os responsaveis nao se podem curvar de forma provinciana a qualquer que seja o governo.
Da impressao que andaram 30 anos a brincar aos politicos , uns a fazer outros a desfazer a ver quem fica com os louros ou num braço de ferro a ver quem fica mais tempo no poder.
Ja por causa disso houve gente a demitir-se dos seus cargos [e ate da politica](nao foram muitos de facto ) por estar a favor de ideias de outro partido mas que beneficiava a regiao.
Ha que mudar de atitude e ter planos concretos para o interior e no que diz respeito a nos ou interior todo ha que haver uma maior uniao (entre partidos) naquilo que for um beneficio colectivo.
Ja perdemos bastante acho que ja chega.

Segurança

Correndo o risco de me chamarem pessismista, alarmista ou coisas piores nao se admirem se a populaçao começar a criar milicias ou simplesmente vigilancia.
A cidade tem sido alvo de vandalismo e como disse na tv um representante da ordem nao podem fazer justiça( ate porque nao é essa a sua funçao).
Ate aqui todos de acordo mas para que servem afinal se mesmo prendendo em flagrante os deliquentes ou prevaricadores sao postos de novo em liberdade?
Da que pensar.
Nos jornais so se ve policias corruptos (o que se percebe afinal se nao os podem vencer acabam por juntar-se a eles) . O que nao se ve nem se percebe porque sao soltos tantos vandalos? Sera que juizes e advogados ao estarem por dentro das leis nao beneficiaram com isto?
Gostaria de pensar que é apenas uma coincidencia...so nao sei ate quando o povo vai aguentar esta situaçao.

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

A Socrtaes o que é de Socrates...

O Primeiro Ministro , presumiu, que sendo dono e Senhor de uma cadeira em S. Bento podia fazer qq coisa que lembra-se os Portugueses, de que éle, Socrates Todo Poderoso e homenipotente, podia uma vez mais lá do alto da sua arrogancia, formar na sombra qualquer coisa parcida com a PIDE DGS, ou segundo os relatos escritos, com formatos e enquadramentos bem mais abarngentes.
Pois bem, esuqueceu-se vossa Alteza Parlamentar, de que neste país nada é secreto, muito menos algo que se espera ... ninguém venha a saber , a não ser depois do facto.
Uma vez mais, a coragem de alguém (jornalista ou não ) veio ao de cima, pondo em risco o prórpio emprego, ou então... nem por isso, e deram a Socrates o que e de Socrates, ou seja revelaram mais uma vez todas as "tramoias" que este Priemiro Ministro é capaz de fazer nas costas do Povo que o elegeu.
Noenatanto, fica o aviso... Já todos percebemos do que Socrtaes e companhia são capazes, ... até quando?

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Actividade(energetica)

Uma vez mais realizar-se-a uma actividade da JP , dia 12 em Moncorvo.
O objectivo sera ver a barragem entre outras coisas como explicaçoes tematicas sobre geologia,climatologia, fauna e flora.
Comecei por dizer mais uma actividade pois esta distrital tem demonstrado a nivel local (e modestia a parte nacional) uma vitalidade e energia de tal forma que de facto se poderia transformar em alternativa (ao contrario da moribunda esquerda radical cuja unica funçao é arranjar cargos aos compadrios) .
No fundo questiono-me sobre quem lucrara em nao divulgar a nivel nacional as nossas actividades querendo passar a ideia que o partido esta com os dias contados. E quando o fazem fazem-no intencionalmente de forma incorrecta.
Curiosamente tambem este governo toma algumas medidas que quando nos estavamos no governo se opunham... sera que estavam la a ganhar a vida sem saber o que estavam a fazer? Tudo leva a crer que sim... ate porque o simples anuncio ou intençao de qualquer medida vinham logo dizer que estavam contra ... enfim é o país que temos.