Bragança Jovem Popular

Bragança Jovem Popular é o blog da distrital da Juventude Popular que se impõem pela diferença: não criticamos sem propor, não propomos só por falar, nem falamos sem conhecer. Porquê?! Simples!... Porque àqueles que "falam, falam, falam e não fazem nada", escasseia algo que nós temos de sobra: irreverência, ideias e vontade de agir!

domingo, julho 31, 2005

As verdades, as meias verdades... e as mentiras...

Há realmente verdades, que custa muito ouvir, por isso existem as meias verdades, ... não tão duras de ouvir , nem de dizer ...e existem as mentiras, aquilo que temos ouvido há quatro meses a esta parte... O que o Eng. Socragtes nos tem dito , não passam de mentiras despregadas do fundo do baú do Eng. Guterres... Ou seja, o actual 1º Ministro , prepectua agora , uma estratégia deixada a meio pelo Eng. Guterres, que apesar de não saber fazer contas, tinha uma queda natural para o drama.
Veja-se o drama que fez, quando por si mesmo descobre que estavamos graças a uma obras feitas a seu tempo, enterrados em dívidas que ainda não acabamos de pagar. Mesmo assim o actual 1º Ministro, faz o favor de ser um file seguidor da mesma política de despesismo gratuito, absurdo e enexplicável... Não , não estou a falar na OTA, nem no TGV, estou a falar do dia-adia do governo, continuam a viver num mundo á parte... certamente não estam em Portugal, devem pensar que estam num paraíso fisacal qualquer, onde nimguem repara no que eles fazem, ou querem fazer. Bem certo que a culpa, não é só deles, ... já por várias vezes pedi ao Sr. Presidente da República, que faça qualquer coisa, sob pena de um destes dias acordarmos todos a pedir esmola em Bruxelas.
Este senhor q está no governo , prometeu 150 000 postos de trabalho, até agora criou 0 (zero) , e o desemprego continua a aumentar. Já agora, ainda não consegui perceber como é que se vai conjungar, o tal "choque tecnológico" com o aumento de ofertas de emprego, está bom de vêr, onde há máquinas a trabalhar não há homens, o exemplos dos texteis é o mais obvio, há 10 anos éram necessários 5 homens para fazer trabalhar um tear, hoje um só homem faz trabalhar dez teares, a alta tecnologia usada por algumas empresas texteis nacionais, teve esse efeito, o governo deve explicar, como vai "chocar" 150 000 empregos desenvolvendo as novas tecnologias, ou então dizer de uma vez por todas que o Plano Tecnológico, é apenas um plano de intenções.
Querem mais numeros... ? Pois bem... O Sr. Ministro da Economia da nação, veio dizer-nos que por cada Euro investido em equipamento de transportes, geram-se oito euros (8.00) , se é assim vamos comprar camiões, para levar as mercadorias a Espanha e Autocarros para os passageiros, não precisamos do TGV Sr. Ministro,e já agora também não precisamos de Aeroporto na OTA, depois de termos gasto uma considerável fortuna na Portela ha pouco tempo atrás.Para que conste, sou ferquentador habitual dos dois Aeroportos , Lisboa e Porto , e não sinto congestionamento nenhum, falta de segurança talvez alguma... em ambos , congestionamento nem no Natal.
É com estas mentiras, que o governo vai de férias, e nos deixa a difícil tarefa de decidir se vamos acreditar ou não no que eles andam a fazer nas nossas costas, enqunto nos distarem com umo numero que não lembrava a nimguém, ... a hipotese de candidatura á Presidencia da República do Dr. Mário Soares , seria bom que de uma vez por todas o Eng Socrates se vá esquecendo da recilclagem... para não termos que recilclar até... o Presidente da República.. VERDADE... OU MENTIRA ???!!!!

sexta-feira, julho 29, 2005

Ao que se presta esta gente...

Correendo o risco de ser repetitivo, vou hoje fazer convosco mais um excercío de memóeria...
Vejamos em 2001 o então Primeiro Ministro, Eng. de má memória Antonio Guterres, abandinava o governo (pantano) por falta de condições. O governo seguinte de coligação , enfrentou uma situação catastrófica quando, depois de as contas da Expo 98 cairem em cima do governo Guterres coemçaram a fazer baixas. Lembro , Sousa Franco , ... "paz á sua alma" , que não cedeu ás trapalhadas de Sr. Eng. e bateu com porta.
Mal refeitos de tal proeza, já o governo socialista nos tinha atirado para outro buraco, o Euro 2004. Ora quando o governo de coligação tomou posse, todas a decisões referentes ao Campeonato da Europa de futebol estavam tomadas, Estádios, acessos, áreas envolventes... etc...etc... Escusado será dizer, que contas feitas , a Dra. Manuela Ferreira Leite tinha um árduo trabalho pela frente, ou seja , não deixar que o buraco se afundasse mais, mas a verdade é que já muito pouco havia para fazer. Custou um governo , um plano coerente de crescimento do país, uma política financeira dentro dos parametros normais para o tamanho da nação.
No entanto, o Presidente da Republica , achou que o Dr. Santana Lopes e a sua equipa não seriam competentes para tirar o país do buraco em que os Socialistas do costume nos metram, e convoca eleições gerais antecipadas. Os resultados , não se fizeram esperar.
Este governo, em vez de apagar o passado, ou seja liquidar a dívida que tem para com os Portugueses, " dineheiro gasto na Expo e no Euro" , não , está mais preocupodo em continuar a gastar, em abrir mais o buraco, com medidas que em nada contribuiem para o crescimento económico, obras que não se sabe muito bem com que dinheiro seram concluidas ou iniciadas...
Já vai sendo tempo , desta malta começar a fazer a contas.

Entretanto, para distrair os Portugueses , aparece das cinzas o Dr. Mario Soares , com a ideia estapafúrdia de quer voltar á preseidencia da República. Mas nós , ques tamos sempre DO SEU LADO , não nos esquecemos, não NOS DEIXAMOS ENGANAR .

De novo do seu lado

Já se encontra nas ruas a campanha para as Autárquicas de 9 de Outubro.

Um partido que sempre esteve do lado da população, um partido que não se guia por interesses nem pressões:
  • Um partido que, numa altura difícil como a actual, se apresenta De novo do seu lado!

terça-feira, julho 26, 2005

uma pequena pausa em materia de autarquicas

Compostos da Dioxina ATENÇÃO
>
>
>
>
>
> > Por uma questão de saúde.
>
> >
>
> > Os compostos da Dioxina provocam cancro, sobretudo cancro de mama.
>
> >
>
> >
>
> > Não meta as suas garrafas de água no frigorífico, porque isto liberta
>
> > a dioxina do plástico.
>
> >
>
> > O Dr. Edward Fujimoto do Hospital Castle foi entrevistado para a
>
> > televisão e explicou os aspectos desta ameaça para a saúde (Ele é
>
> > gerente do Programa de Bem-Estar no hospital.).
>
> >
>
> > Esteve a falar da dioxina e de como é perigoso para o homem.
>
> >
>
> > Disse que não devemos usar recipientes nem pratos de plástico para
>
> > aquecer os nossos alimentos no microondas, sobretudo, os alimentos que
>
> > contêm gordura.
>
> > Explicou que a combinação da gordura, temperaturas elevadas e plástico
>
> > liberta a dioxina em forma de vapor que se introduz na comida e em
>
> > última instância, nas células do nosso corpo.
>
> >
>
> > A dioxina é cancerígena e altamente tóxica para as células do corpo
>
>humano.
>
> > Recomenda que usemos recipientes e louça de vidro, Pyrex ou cerâmica
>
> > para aquecer a comida.
>
> > Obtêm-se os mesmos resultados sem a dioxina.
>
> > Por isso, os alimentos tipo comidas preparadas e congeladas, sopas
>
> > instantâneas, etc., têm que ser retiradas da sua embalagem original e
>
> > aquecer-se noutro tipo de recipiente. Não é que o papel seja mau, mas
>
> > não sabes o que é que puseram no papel, simplesmente é mais seguro
>
> > usar vidro temperado, Pyrex, etc.
>
> > Recordou-nos que quando os restaurantes de comida rápida (fast-food)
>
> > substituíram os seus recipientes de unicel por recipientes de papel um
>
> > dos motivos foi este problema da dioxina.
>
> > Além disso, tomem nota: quando se tapa a comida com película aderente,
>
> > quando está muito quente, o plástico deixa cair verdadeiramente
>
> > gotas carregadas de toxinas venenosas sobre a comida. Substitui-o por
>
> > folhas de papel absorvente.
>
> >
>
> > Passe esta informação à sua família, amigos e pessoas conhecidas - a
>
> > todos os que são importantes para ti.
>
> >
>
> >
>
> >
>
> >
>
> > Gonçalo Botelho
>
> >
>
> > Faculdade de Ciências - Universidad
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>

Ás vezes o que nem merece comentário tem mesmo de ser comentado...

Ás vezes nem quero acreditar em alguns episódios que acontecem na política portuguesa, em particular no nosso distrito... O que vou falar a seguir é um daqueles casos que é tão mau, tão mau, tão mau, que aparentemente nem merece comemntário, mas de facto há coisas que não nos podem passar ao lado! Acredito que a política é uma arte nobre mas episódios como este levam-me a entender porque grande parte da população portuguesa a põe de parte.

O Sr. Presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães não aceita ser confrontado com facto e, quando o é e vendo-se sem poder de argumentação, baixa o seu nível de resposta ao indesejável.

Se o Sr. Presidente da Câmara soubesse tanto de leis e de senso comum (referindo-me ás trÊs vezes onde parece aconselhar outros a estudar as leis) saberia que, ao contrário do que afirma, o facto de ser Presidente de Câmara não o torna dono e Senhor de todo o Conselho.

Sr Presidente, quando afirma que "não tenho que dar conta a V. Exas do meu plano. Falo-ei ao munícipes como e quando o entender" parece esquecer-se de uma das regras básicas democráticas. Até porque, caso não se lembre, as estruturas partidárias também são constituídas por munícipes...

Quanto a mudanças internas... Lamento desiludir mas não há rupturas no CDS-PP Carrazeda...

Afeganistão...?!?!

Há certas coisas, que eu tenho imensa dificuldade em perceber, talvez estaja na sintonia errada,.. não sei, talvez seja o meu sentido crítico... ou talvez seja a falta de cooerencia , de transparencia, de verdade, deste governo.
Em nome da contenção orçamental, mandaram regressar as tropas do Iraque, agora 3 meses depois, vemos as mesmas tropas embarcar em mais uma aventura e seguir de armas e bagagens para o Afeganistão. Seria bom, que o Sr. Ministro da Defesa , viesse a publico dizer quanto vai custar essa operação , explicar aos Portugueses, porque é que têem que ir tropas para fora do país , quando os policias reclamam melhores condições, e quando o Primeiro Ministro diz que não há dinheiro para aumentos.
Entre as trapalhadas da semana e o anuncio de candidatura do Dr. Mário Soares , éra perfeito faze-los embarque mesmo agora , porque iria estar tudo muito distraido a tentar perceber porque é que alguém que já desempenhou o cargo, está tão intersado em volta...
Começamos a ficar um bocado cansados das malabarices do Sr. Eng.

domingo, julho 24, 2005

Eleições a quanto obrigam....!!!!

Este fim de semana, foi intersante, ficamos a saber que o Eng. Socrates, tinha um trunfo para as Presidencias.
Um velho trunfo diga-se, não passaria pela cabeça de pessoas normais, ir buscar um ex-presidente da República , para se candidatar á presidencias da República. Nem nunca passaria pela cabeça , que esse ex-presidente aceitaria tais ideias... no entanto, o Dr. Mário Soares, aparentemente já aceitou.
Na actual conjuntura, o Presidente , precisa de uma imagem inovadora, jovem qb para não arrasar de uma vez esta imagem deprimente do país, não precisa alguém com 80 anos, que já lá esteve e não fez nada que nos venha á memória... sabe-se lá porquê.
Tratando-se de Mário Soares, é bem posível, que tenho só a vêr com falta de protagonismo, uma vez mais , o Dr. Mário Soares tem saudades do poder.
Por outro lado, parece-me uma troca de favores (mais uma) , o Eng. coiso , manda a carcaça para a presidencia e ele deixa-o "governar" em paz, caso contrário, vai levar com ele todos os dias.
O País precisa disto... eu acho que não.
A propósito, já aparceram os do costume a dizer que apoiam... e que é o melhor para o País, ..será ??? Secalhar é... Assim o país fica entrgue á malta do costume, com uma difrença, o buraco financeiro vai ser ainda maior.
Por isso, Sr. Ex-Presidente , deixe-se lá de se auto-promover, e se quer alguma Presidencia.... fique na da sua propria fundação , não provoque mais estragos.

sábado, julho 23, 2005

Parabéms Sr. Presidente

Ex.mo Sr. Presidente da República:

Estou aqui hoje em meu nome pessoal , para felictá-lo pelo excelente serviço que prestou ao país, demitindo o governo anterior, e convocando eleições que deram nisto... Um governo que não governa, vegeta, ministros que andam de uma lado para outro como se nada tivessem para fazer, um Pimeiro Ministro que além de teimoso, arrogante e prepotente, é incompetente .
Como V.Exca. muito bem sabe, um governo , deve ouvir o povo antes de agir , um governo , não pode por si só , tomar decisões que mexem com a vida de 10.000.000 de pessoas , porque é mais conveniente para as finanças públicas ou porque , assimé mais fácil controlar as contas e aumentar o défice... sim porque como V. Exc. já pode constactar , não são estas as medidas que vão fazer diminuir o défice.
Conseguimos graças á sua intervenção, um país mais pobre, uma nação enfraquecida e deprimida pelos constantes ataques do governo ao bolso do contribuinte.. diria mesmo oprimida. Tudo graças , segundo V.Exca. a uma série de trapalhadas do governo anterior.
Então...e agora? isto que temos assistido é o que...Sr Presidente?
Atrapalhações normais ,de um governo normal... pois bem...os Portugueses não pensam assim.

PARABÉMS SR. PRESIDENTE ... NIMGUÉM FARIA MELHOR

sexta-feira, julho 22, 2005

Bem-vindos ao governo das TRAPALHADAS!

Passado quatro meses primeira remodelação ministerial: Adeus Professor Campos e Cunha, Olá Professor Teixiera dos Santos.

Ontem decorreu a tomada de posse do novo Ministro e ainda não foram dadas quaisquer explicações plausíveis. Se é indiscutível a importância da demissão de um Ministro de Estado e das Finanças, muito mais o é no actual contexto portuguÊs!

Todo Portugal assistiu aos últimos tristes acontecimentos: publicação de artigos de opinião nos jornais de Ministros que se mostram insatisfeitos com determinados aspectos do governos, desmentidos, dar o dito por não dito (eu quase que jurava ter ouvido Engº Sócrates a colocar de parte a subida dos impostos durante a campanha), enfim... E eu ainda me lembro da importância que foi dada a uma demissão (que de nada se assemelhava a esta) durante o anterior governo...

A nível nacional, está nas nossas mãos mostrar o descontentamento por todas estas situações, mas... que impacto terá a nível internacional?! A nível europeu será certamente desastroso!

Agora sim:

Meus Senhores, Minhas Senhoras: Bem-vindos ao governo das TRAPALHADAS!
Mais um atentado em Londres, mais um atentado a todo o mundo que não se rege pelos valores do terrorismo.

Não conseguirão fazer desvanecer a força da justiça e da razão...

segunda-feira, julho 18, 2005

No mês passado, aquando da apresentação dos candidatos autárquicos, afirmei que se deviam desenganar aqueles que pensavam que o CDS-PP apresentava os candidatos possíveis e não os candidatos desejáveis. Muitos pensaram que disse o politicamente correcto, mas enganaram-se.

Acredito que a população do meu distrito sabe que quando dizemos que "merecemos mais e melhor" não é apenas a repetição de uma frase feita. Nós todos vemos quando é que a pavimentação, a titulo de exemplo, é feita - vésperas de eleições - e seriam muitos casos consecutivos para serem simples coincidências.

É necessário que tenhamos a consciência de ver que algo vai mal, mas também que somos todos nós, povo eleitor, que podemos mudar esta realidade. Sucessivamente, na maioria das Câmaras do distrito, ora o PS ora o PSD exerce o poder autárquico. Porque não apostar em mudar o poder, se é verdade que os exemplos autárquicos que CDS-PP deu quando foi poder autárqico no passado foram inegavelmente positivos?

Acredito que o CDS-PP pode eleger mais autarcas em todo o distrito. Se é verdade que somos a principal força política da oposição e podemos ganhar a Câmara nas próximas eleições, não é menos verdade que nos restantes municípios do distrito se destacam candidaturas com imensa qualidade. Deixo também um apelo à comunicação social: o CDS-PP apresenta candidatura ás 12 autarquias do distrito e todas elas merecem cobertura, apesar de entender que umas sejam mais mediáticas que outras.

Todos somos poucos para darmos ao nosso distrito tudo o que ele merece e o projecto de desenvolvimento tem de começar pelo poder que nos é mais póximo: o autárquico. Queremos ouvir todas as ideias e sugestões! Contacta-nos!

Formação autárquica

Ontem decorreu em Mirandela uma jornada de Formação autárquica da Juventude Popular, que contou com a participação de vários militantes da Juventude Popular do distrio de Bragança, bem como do candidato do CDS-PP ao Município de Vimioso e do Secretário-Geral da Juventude Popular.

Autarcas mais formados e informados foi um dos objectivos principais deste evento. Jovens Autarcas competentes é o que a JP irá incluir nas listas do CDS-PP nos vários concelhos.

Porque... é necessário que o nosso distrito va mais longe!

Não me esqueci ...!!!

Eu tinha proemtido, que "falava" de aturaquias, pois bem...chegou a hora.
Muitos dirão... "lá está este tipo a fazer a campanha..." outros não dizem mas pensam... esses nomes feios e outras coisas, que a boa educação não me permitem ... escrever, em fim... o que tenho para vos dizer hoje, é tão somente , expressar o meu espanto pelo dinheiro mal gasto que se gasta neste país...
Querem um bom exemplo? Ora... Vimioso pois claro, um concelho de 6 200 habitantes (registados) teve investimento nos ultimos 4 anos fora do comum. Desde as obras na praça, até ao pavilhão multi-usos, com capacidade para 5000 pessoas , o parque de estacionamento e o museu de arte-sacra ou foturo museu, obra que sofreu inumeras alterações ao projecto inical, os arranjos hurbanisticos em santulhão , Carção e Uva, o Biarro Social e o arranjo hurbanístico da Atalaia. O Sr. Presidente que me desculpe se esqueci alguma... mas olhe...é tanta coisa que pergunto... então e as obras que servem para fixar empregos? A estrada para Outeiro? Ou outra qualquer que nos leve á capital de distrito mais rápido... Alguma coisa que faça crescer a economia do concelho ? Projectos sérios, com foturo ... há? Não há... é uma pena , nos temos e vamos faze-los crescer.
É isto que faz falta. a este concelho, a este país sobretudo...
São projectos com cabeça tronco e membros, com "pernas p'ra andar", o TGV, o novo Aeroporto, e uma série de outros projectos que não sabemos muito bem o que são, nem se existem, so servem para criar expectativas que depois se transformam em frustrações.
Vimioso serve assim, como espelho da nação... poderia lá eu esquecer-me que estamos em campanha...

sábado, julho 16, 2005

Criação de novas empresas.

O Governo , acabou de anunciar durante a semana, que agora é mais fácil criar uma nova empresa.
Sugere duas coisas:
1) O Governo, espera com a criação de novas empresas , criar novos empregos. Esqueceram-se de começar por mudar algumas regras do código de trabalho , sem as quais a muito curto prazo não há empresa que resista.

2) O Governo , deu um tiro no pé. Ao facilitar a vida a quem quer abrir uma nova empresa, porque quer crescer , facilita deliberada e conscientemente a vida a quem quer fugir aos impostos. Ora , um governo que anda a lutar contra o défice público, que anda a subir o IVA por causa disso mesmo, ... abre uma lacuna destas, agora qualquer empresa com excesso de funcionário pode abrir processo de falencia, e aparece a trabalhar uns metros á frente em menos tempo que antes.

Esta forma de aligeirar as coisas, á moda socialista, pode custar milhões aos Portugueses, e muito embora já estejamos habituados a estas TRAPALHADAS, não queremos continuar a pagar pela incompetencia de quem nos (des)governa.

Toda esta situação , éra evitável , se o úmico responsável por ela , O Sr. Presidente da República, tivesse feito o trabalho dele de "fiscal" como fez com o governo anterior, que por sua vontade foi demitido após ter tomado algumas medidas , se bem se lembram contrárias as que foram tomadas agora... e outras que nem por isso.

É certo , que Portugal e os Portugueses precisam de estabilidade para crescer, economica e produtivamente, mas este governo não fez nem anunciou nenhuma medida concreta para fazer crescer a economia, pelo contrário , cada vez que o Ministro das Finanças aprece , País treme, cada vez que o Governador do Banco de Portugal fala, o País esta mais pobre. Ums diram, ainda não tiveram tempo, outros ... é tudo um "bluf" . Chamem-lhe o que quiserem , ... já lá estiveram , já mostraram o que (não) valiam , deixaram o País num pantano e preparam-se para deixa-lo enterrado de uma vez por todas.

Quando se imagina o foturo deste Portugal de brandos costumes; e ve-se o Sr. eng. Socrates a passear na nave cor-de-rosa, lembramo-nos do passado histórico glorioso da nação, descobrimos metade do mundo, fomos donos de todas as riquezas , dominamos Africas e Américas , exploramos as Indias... e ficamos reduzidos a um quadrado minúsculo que se confunde muitas vezes com uma província Espanhola, esta é a nossa realidade. Por tudo isto, devemos olhar para o foturo, sem naves espaciaias coloridas, de preferencia sem eng. Socrates la dentro ou cá fora, ou então imaginemos uma nave espacial enorme onde cabe, todos os socialistas, que vai a Marte e deixa-os lá, até serem deportdos pelos Marcianos , porque nem eles os aturam mais . Este é o perigo , de imaginar coisas Sr. Eng., cada um de nós tem uma imaginação tão prodigiosa, que pode po-lo em Marte á velocidade da luz... incluindo o Sr. Presidente da República

sexta-feira, julho 15, 2005

Esta gente...!!!

Assistimos esta semana, a mais um episódio triste, deprimente, desprezível, daqueles episódios a que a justiça Portuguesa já nos acostumou.
Tratou-se de mais um julgamento de umas "senhoras" acusadas do CRIME DE ABORTO. Tudo passaria , despercebido, se as "senhoras" deputadas do Partido comunistas (brrrrrrrrrrrrrr) e do Bloco de esquerda (aaaaaaaarrrrrrrrrrrrggggggggggggggg) não se tivessem feito acompanhar de um batalhão de jornalistas para fazerem a cobertura do evento. Eu bem sei , que a função de um jornalista, é informar, e fazem-no bem,...ums melhor que outros ...mas em fim, niguém é perfeito, agora que se deixem manipular ao sabor dos desejos de algumas "senhoras" que querem á força sobrepor uma posição que o povo PORTUGES ja tomou em refrendo, fazendo de tudo para que esta questão , não fique de uma vez por todas "arrumada" , é no mínimo despresível.
As deputadas , alí presentes, deviam ser julgadas por CRIME DE OBSTRUÇÃO Á JUSTIÇA, se por ventura, não se tivessem feito acompanhar de um batalhão de jornalistas, a presença delas seria justificada com o facto de serem mulheres , com todo o respeito que as mulheres me merecem , muitas delas devem estar a pensar , porque carga de água tiveram que estar aquelas duas "senhoras" alí... uma alegou que éra advogada de uma das acusada... a outra devia estar a assistir a primeira...
Os Portugueses, e sobretudo as Portuguesas, perguntam porque tem que ser assim, porque é que a LEI que é para ser cumprida, é constantemente obstruída , por gente sem princícpios, sem sentimentos e com causas completamente fora da vontade legítima dos Portugueses, esta Lei já foi a refrendo.
Ainda assim, apenas mais uma refelexão, já repararam que nestes julgamentos, aparece sempre , a Mãe , a parteira e uma cumplice...ou duas, e a Dra. Odete Santos. Porque será que não aprece nenhum médico ? Os médicos, tal como as enfremeiras parteiras , são formados para salvar vidas, não para MATAR. Qaundo um médico tem uma paciente, que ao abrigo da tal LEI ,tem que fazer um aborto, por razões éticas, essa paciente é transferida para outro médico que AO ABRIGO DA LEI , provoca o aborto... Se as pessoas pensarem um pouco mais antes de tomar atitudes, chegam á conclusão que esta lei é desnecessária, com todos os métodos que existem hoje, não se jsutifica andar a lutar por uma causa que já não devia ser causa...
Esta gente...!!!!!

quarta-feira, julho 13, 2005

Falam,. falam, falam...

Sei que já por mais de uma vez este tema foi já abordado neste blog, mas a sua importância obriga a que assim seja!

Os incêndios e falta de água continuam, ano atrás ano, a ser verdadeiros flagelos do nosso país. Todos nós o sabemos, todos nós acreditamos que só com medidas contínuas podemos mudar a realidades, muitos de nós falam como detentores de toda a sabedoria sobre o caso (qual possuidores da verdade absoluta!) mas poucos cumprem as medidas que propõem! Isto mesmo se tem verificado no distrito de Bragança.

É verdade que todos nós tivemos oportunidade de ouvir responsáveis autárquicos sobre a necessidade de racionamento do gasto de água: entrevistas em jornais e rádios, panfletos e desdobráveis, (pseudo) acções de consciencialização... Mas há uma dúvida que devora:

  • Será que os responsáveis autárquicos, que tão bem falam para a comunicação social, ainda não se aperceberam que a água que escorre pela estrada aquando da rega de alguns jardins são autênticos autentados ao equilibrio que todos aparentemente pretendemos?

É que "o façam o que eu digo, e não o que eu faço" está já fora de moda... E depois ainda há quem se admire que a população portuguesa fale que grande parte dos políticos portugueses falam, falam, falam, ..."

Défice "á lá carte"

Ontem , por pouco normal que me pareça, vimos novamente o Sr. Governador do Banco de Portugal, a revêr em baixas os indicadores para o final do ano.
Pergunta-se, há três meses atrás, a situação éra assim tão difrente, que fez com que estes numeros se transformassem assim ... tão drasticamente? Ou , agora serve o INE como âncora para ter ideias sobre o futuro da nação? Ou , com tanto número avançado ao longo da semana passada, viu-se o Sr. Governador obrigado, a encontrar uma explicação para aquilo que foi anunciado mas não vai ser feito?
Ou seja, temos um défice ... "á lá carte" , que se modifica , conforme o Sr. Governador entende e quando o Governo comete mais uma das suas INCOERENTES LOUCURAS, e pede ao Banco de Portugal que faça lá mais ums números para baralhar a malta, já que neste país com 70% de "chumbos" a matemática, poucos sabem fazer contas. Por falar nisso, lembrei-me agora de uma coisinha, estes professores de matemática de hoje, devem ter a minha idade, o que quer dizer que aprenderam todos com gente da idade, do Sr. Ministro das Finanças, do Sr. Governador do Banco de Portugal... do Sr. Eng Guterres... ena... afinal a culpa é da matemática...
Ou ...talvez não

domingo, julho 10, 2005

Londres 7-7-2005

Na passada quinta feira, a capital Britânica foi abalda, por mais uma atrocidade levada a cabo por um grupo de fanáticos Munçul-não -humanos, que mais não faz que tentar impôr as suas ideias, mesmo que isso custe, VIDAS HUMANAS.
Felizmente, ontem , vimos Londres, a sua Rainha e a sua gente, comemorar o fim da II Guerra Mundial , como se nada tivesse acontecido na quinta... arrepiei-me.
Acreditem é preciso muita determinação, muita coragem para , depois do que se passou durante a semana , toda aqule gente se expôr daquela forma, afirmando-se e dando uma lição ao mundo,dizendo que não vão baixar os braços, vão lutar contra o terrorismo esteja ele onde estiver, venha de onde vier, seja quem for o terrorista. Este exemplo, serve para nos fazer pensar, ácerca do que se passa á nossa volta, esses fanáticos , que querem impor a sua vontade á força das armas, já foram longe de mais.
As minhas primeiras palavras, deveriam ser para lamentar as mortes e de solideriadade com as famílias das vítimas, as segundas deveriam ser de gratidão ao povo Britânico e sobre tudo á sua Rainha, pela forma como soube lidar com tudo isto,as ultimas para o governo Português, rogando ao Sr. Ministro da Defesa que não fique de braços cruzados, a fazer o que tem feita até aqui... (nada) e tome bem consciencia do que se passou em Londres, em Madrid, e em Nova York.
Para quem passa a vida dentro de um avião, como eu , é desconfortável sentir esta insegurança, mas não ha terrorista nenhum que me obrigue a parar toda a minha vida e a vida dos que depende do nosso trabalho, por cuasa de ideologias sem lógica, de fundamentalismo sem fundo, de vontades impossiveis de satisfazer, como eu há milhares, que passam dias no ar , teêm mais horas em aeroportos que em casa, durante o ano, gente que também não sabe parar, determinados, diriam alguns, loucos diriam muitos outros... HUMANOS digo eu

A arrogancia, mata a razão.

Esta semana , vimos o Sr. Primeiro Ministro, em sede de Parlamento, sacudir as " culpas do capote " , atirando em direcção mais uma vez do Governo anterior.
Pois bem, tudo não passaria de mais um episódio ilariante , se o Sr. Eng. não tivesse usado aquele tom, arrogante e irónico que só lhe fica mal. Ao tentar despistar as culpas, o Sr. Primeiro Ministro consegue fazer uma coisa extraordinária, lembra aos Portugueses, onde esteve, o que fez, e o que pretende fazer.
Os portugueses, podem ser distraidos, mas nem sempre, podem ser benovulentes...mas nem tanto, podem dar a benefício da dúvida... mas depende do tamanho da dúvida. Por isso éra bom que de uma vez por todas, o Governo esclareçesse, o que vai fazer a seguir, a uniciada reforma da lei dos mandatos dos deputados, vai avançar, ou nem por isso? Vai dizer-nos porque razão, o IVA pode ser alterado de um dia para o outro , e esta lei...não. Vai explicar aos Portugueses porque razão contratou mais gente em três meses, que o Governo de Durão Barroso em três anos? A isto , todos sabemos responder... bem alto para que não restem duvidas ..." JOB'S FOR THE BOYS "... Ou seja, este Governo , não quer correr os riscos que correu o Dr. Durão Barroso, mantendo algusn Direcores Gerais , com a intenção de poupar alguns milhões em indeminizações, porque éra disso que se tratava, nada mais. Obviamente o Sr. Eng. contabilizou isso tudo , ou não... ? Secalhar ...não, e então decide que o melhor é alterar a lei até ao fim da legislatura e depois ha três ou quatro meses do fim da mesma voltar a repô-la.
Já nos habituamos a estes "truques" de má memória, que todos nós sabemos ,só servem para contentar uns e outros que vivem disto mesmo.
É mais uma "lei" hipócrita a condizer com a arrogancia de quem esta no poder sem perconceitos, sem valores , e sem o sentido de estado que um governo tem que ter.

Eu disse que ... não falava em números...

quinta-feira, julho 07, 2005

sem comentarios

Factos & Realidades!

Vasco Pulido Valente


Parece que Álvaro Cunhal foi uma figura "importante, "central", "ímpar" do século XX português.
Muito bem.
Estaline não foi uma figura "importante", "central", "ímpar" do século XX?
Parece que Álvaro Cunhal foi "determinado" e "coerente".
Hitler não foi?
Parece que Álvaro Cunhal era "desinteressado", "dedicado" e "espartano".
Salazar não era?
Parece que Álvaro Cunhal era "inteligente".
Hitler e Salazar não eram?
Parece que Álvaro Cunhal sofreu a prisão e o exílio.
Lenine e Estaline não sofreram?
As virtudes pessoais de Álvaro Cunhal não estão em causa, como não estão as de Hitler, de Estaline, de Lenine ou de Salazar.
O que está em causa é o uso que ele fez dessas virtudes, nomeadamente o de promover e defender a vida inteira um regime abjecto e assassino.
Álvaro Cunhal nunca por um instante estremeceu com os 20 milhões de mortos, que apuradamente custou o comunismo soviético, nem com a escravidão e o genocídio dos povos do império, nem sequer com a miséria indesculpável e visível do "sol da terra".
Para ele, o "ideal", a religião leninista e estalinista, justificava tudo.

Dizem também que o "grande resistente" Álvaro Cunhal contribuiu decisivamente para o "25 de Abril" e a democracia portuguesa.
Pese embora à tradição romântica da oposição, a resistência comunista, como a outra, em nada contribuiu para o fim da ditadura. A ditadura morreu em parte por si própria e em parte por efeito directo da guerra de África. Em França, a descolonização trouxe De Gaulle; aqui, em Portugal, desgraçadamente, o MFA.
Só depois, como é clássico, Álvaro Cunhal aproveitou o vácuo do poder para a "sua" revolução. Com isso, ia provocando uma guerra civil e arrasou a economia (o que ainda hoje nos custa caro). Por causa do PREC, o país perdeu, pelo menos, 15 anos. Nenhum democrata lhe tem de agradecer coisa nenhuma.Toda a gente sabe, ou devia saber, isto.
O extraordinário é que as televisões tratassem a morte de Cunhal como a de um benemérito da pátria. E o impensável é que o sr. presidente da República, o sr. presidente da Assembleia da República, o sr. primeiro-ministro e dezenas de "notáveis" resolvessem homenagear Cunhal, em nome do Estado democrático, que ele sempre odiou e sempre se esforçou por destruir e perverter.
A originalidade indígena, desta vez, passou os limites da decência.
Obviamente, Portugal não se respeita.

Afinal...enganei-me...!!!!

Desculpem lá... acontece... Dizia eu que a culpa, morre solteira, e muitas vezes virgem... Pois enganei-me.
Segundo Sua Exc. o Sr. Ministro das Finanças, afinal a culpa da subida do IVA , é do governo anterior.
Meus amigos, isto obriga-nos a um novo excercício de memória.
Dizia o Sr. Ministro , que as medidas tomadas pelo governo anterior para reduzir o défice , originaram esta subida do IVA. Ou seja, para tirar o país do pantano em que esta mesma gente nos deixou, a Dra. Manuela Ferreira Leite, recorreu aos mecanismos LEGAIS posíveis , continua a ser criticada por isso .
Estes Senhores; donos de toda a verdade e de toda a sabedoria, podem dizer qualquer coisa, podem fazer qualquer lei, e aprová-la, podem até fazer coisas quem neles eles mesmo concordam, mas é tudo para a culpa não morrer solteira. Eu sei que toda a gente deve casar, " toda a gente ...leia-se , de sexos difrentes " mas a culpa...!!! A culpa não , se não qualquer dia vamos ter " culpazinhas " a governar o país... não pode ser... uma culpa que se preze tem que ficar solteira...vigem ...pura e imaculada, intocável.
Por isso Sr. Ministro, faça-nos um favor, não distribua culpas a vulso , quando a culpa é unicamente sua, da sua equipa e da falta de ideias que de resto já sabemos é latente no Governo em geral e no Ministério das Finanças em particular
AINDA ACHAM QUE ME ENGANEI ?

terça-feira, julho 05, 2005

PIP Programa de Investimentos Prioritários...

Eu sei... prometi que não falava mais em números, mas acreditem, a culpa não é minha , nem é do Blog, muito menos de quem o gere... A culpa, morre solteira e muitas vezes ... virgem.É verdade, acaba sempre sozinha e com toda a gente a dizer "...não fui eu...não fui eu..."
Também não foi para divagar sobre "culpas" que hoje vim ao vosso encontro... Hoje trata-se do PIPA o tal Programa de Investimento Prioritário... Aonde...Como , em que condições.
O Sr. Eng. anunciou que até 2009 teremos uma Auto-estrada até Bragança, esqueceu-se de dizer se éra com portagem, sem portagem...ou assim a assim, anunciou também um pacote de projectos tecnológicos, não expecificou quais, ficamos sem saber se existem ou se defacto se trata de mais uma "trapalhada". A mim lembra-se-me que isto não passa da continuação do plano de intenções, que nem sempre são boas. Ouvimos ainda o Sr. Eng. dizer que vai avançar com o novo Aeroporto da OTA e com o TGV, tudo isto numa legislatura... ou seja até 2009. O Sr. Eng. já tivemos a Expo 98, o Euro 2004, e agora temo-lo a si para acabar com isto? Ou os tais 25 mil milhões de euros, são elásticos? Ou espera acabar a legislatura a pedir esmola em Bruxelas? Ou então... vai matar-nos de fome,...sim porque os preços aqui não param de subir , o vencimentos não aumentam, e os Impostos ficam com o que sobra. Ou seja , como Sr. Eng. não sente a crise, "...quem vier atás que feche a porta..." . Agora , voltando a coisas sérias...sim porque quando se fala desta gente a mim da-me vontade rir... Há dias disseram-me que em 100 dias o unico "Choque tecnologico" de que se tinha dado conta , foi quando dois autocarros da carris chocaram em frente ao Tecnico... Foi verdade????

sábado, julho 02, 2005

É já a seguir....

Se bem se lembram, este Sr. Eng. Socrates enquanto éra candidato a Primeiro Ministro, prometeu que não subia aos Impostos, já pagamos demasiados impostos, porque razão íria um governo socialista, subir aos impostos... Vemo-nos agora, cento e poucos dias depois de ter tomado posse, e algumas TRAPALHADAS depois, que afinal temos que levar com os aumentos não só dos impostos,mas dos preços em geral como consequência.
Este governo, que se diz de esquerda , despresa os direitos dos trbalhadores, usando uma política de pressão e de coagindo aqueles que não seguem as suas indicações, fazendo por ventura lembrar tempos idos de Ditadura,obrigando muitas vezes e em condições que gostariamos todos nós de vêr apuradas, funcionários públicos com contratos a termos a serem tratados como números simplesmente, da mesma forma como tratam qualquer contribuinte, que já por sí só, é chamado de " sujeito passivo" , quando escreve uma carta a esse contribuinte começam dizer "...O sejeito passivo em questão...etc,etc,etc..." . Ora, SUJEITO PASSIVO meus amigos, é o ESTADO, que consome 50% daquilo que O SUJEITO PASSIVO, seja lá ele quem for produz, ou seja o aparelho produtivo do Estado, não só não produz, como gasta mais do que
deveria.
Todos nós sabemos, que para mudar este estado de coisas, é necessário muito tempo, e sobre tudo é necessário querer fazé-lo, ter coragem de o fazer. Sabemos que este Senhores do Governo falaram em qaulquer coisa, e eu pergunto... fizeram alguma coisa? Será que vão fazer? Estão á espera de melhores dias? Não me parece... a mim parece-me, ou "lembra-se-me" como se diz no Vimioso que este Socialista estão como uma galinha a quem cortaram a cabeça e continua a bater a asa e rodar sobre si própria ,com todo os respeito pelas galinhas que perdem a cabeça... coitadas... As trapalhadas teêm sido tantas, que eu duvido que haja galinha alguma capaz de fazer melhor, ainda que perca a cabeça.
Por isso meus amigos, REFORMAS NO SISTEMA DE FUNÇÃO PÚBLICA... É JÁ A SEGUIR... É QUE É JÁ A SEGUIR... a seguir á proxima década... ou talvez ...não. !!!!